O que é estresse?

10/03/2017 às 18h06

O que é estresse?

O que é estresse?

O estresse é a reação do corpo a situações prejudiciais - sejam elas reais ou percebidas, sendo que as percebidas são mais características em humanos. Quando você se sente ameaçado, uma reação química ocorre em seu corpo que lhe permite agir de forma a evitar lesões. Esta reação é conhecida como "luta ou fuga", ou a resposta ao estresse, pois é o que liga o seu instinto de sobrevivência ao ambiente. Durante a resposta ao estresse, sua freqüência cardíaca aumenta, a respiração se acelera, os músculos se apertam e a pressão arterial aumenta. Você está pronto para agir.

Estresse significa coisas diferentes para pessoas diferentes. O que causa estresse em uma pessoa pode ser de pouca preocupação para outro. Algumas pessoas são mais capazes de lidar com o stress do que outros. E, nem todo o estresse é ruim. Em pequenas doses, o estresse pode ajudá-lo a realizar tarefas e impedir você de se machucar. Por exemplo, o estresse é o que te estimula a pisar nos freios de maneira abrupta para evitar bater o carro na frente de você. Isso é uma coisa boa.

Nossos corpos são projetados para lidar com pequenas doses de estresse. Mas, não estamos equipados para lidar com o estresse crônico de longo prazo, sem conseqüências ruins. Pois como estamos sempre tentando adivinhar o futuro, ficamos muitas vezes vivendo o martírio do que ainda não aconteceu ou lamentando o que já aconteceu...

Agora que você já sabe o que é, seria interessante entender como se relacionar com o estresse!

Comente