MOTIVAÇÃO

20/01/2017 às 16h24

MOTIVAÇÃO

O estímulo é algo que funciona por um tempo, porém não é sustentável, pois você irá realizar uma tarefa apenas enquanto estiver estimulado, por isso a motivação é essencial para que você ache sentido no que você está fazendo.

Mais do que comumente as pessoas se enchem de estimulantes para realizar suas tarefas, sejam elas, treino ou trabalho, por isso muitas vezes o rendimento oscila de forma drástica, pela falta de motivo ou significado. Entretanto existem controvérsias com relação ao uso de certos estimulantes e sua real eficácia, comparado ao grupo placebo, o nosso famoso café por exemplo, foi colocado a prova, Cientistas dividiram 16 usuários regulares de cafeína em dois grupos. Um deles foi mantido por três semanas com 400 miligramas de cafeína por dia (a quantidade em cerca de meio quilo de café forte), e o outro passou três semanas com um placebo. Então, os grupos foram trocados. A troca para a cafeína ou para o placebo causou mudanças agudas no fluxo sanguíneo ao cérebro e nas leituras de encefalografia. Aqueles que mudaram para o placebo sofreram dores de cabeça e diminuição de energia e atenção. Porém, não houve diferenças significativas entre os dois períodos de manutenção - ou seja, se a pessoa consumiu consistentemente cafeína ou placebo, a maioria das medições fisiológicas e todas as medições subjetivas de atenção e fadiga foram idênticas.

Caffeine withdrawal, acute effects, tolerance, and absence of net beneficial effects of chronic administration: cerebral blood flow velocity, quantitative EEG and subjective effects (Stacey C. Sigmon, Ph.D.,1 Ronald I. Herning, Ph.D.,2 Warren Better, M.A.,2 Jean L. Cadet, M.D.,2 and Roland R. Griffiths, Ph.D.3,4)

Se queremos motivar alguém precisamos saber do que a pessoa gosta ou a quais estímulos essa pessoa responde melhor, quando queremos nos auto motivar não é diferente, precisamos olhar para dentro e buscar os nossos reais motivos e reais causas, procurando entender o que é ferramenta e o que é objetivo. Por exemplo, muitas vezes o emagrecimento é visto como um objetivo confundindo com uma ferramenta para o objetivo de aumentar a sua auto estima.

Se você quer começar algo ou se motivar para se permanecer consistente na sua prática, procure o significado de tudo que está fazendo!

Comente